A adversidade é o cruzamento de dois caminhos onde a pessoa tem que escolher um dos dois: caráter ou compromisso.
Cada vez que escolhemos o caráter, nos tornamos mais fortes, mesmo que esta escolha traga conseqüências adversas. Muitas vezes, estas confrontações vem através dos próprios membros da família, e é então onde nós temos que fazer as decisões corretas em amor.
Quatro princípios que determinam o caráter do líder
O caráter não é o que você diz, mas sim o que você faz:
Qualquer pessoa pode dizer que tem integridade. A palavra integridadesignifica “completo, inteiro”. Ser integro significa que nossas palavras e nossas ações não podem estar em oposição.
Nossas ações são as que verdadeiramente revelam nosso caráter.
- O que se pensa determina o que se faz
- O que se faz determina o caráter.
- O caráter determina quem somos.
- Quem somos determina o resultado de nosso destino.
Nunca se pode separar o caráter de um líder de suas ações. Não basta ter boas intenções. As melhores intenções não podem justificar nossas más ações. Se as ações e intenções do líder estão em constante oposição, então olhemos o seu caráter para encontrar o porque.
O talento é um dom, o caráter uma escolha:
A Palavra de Deus nos diz que o Senhor nos deu dons de acordo com a sua vontade. Há muitas coisas na vida sobre as quais não temos controle. Não podemos escolher nossos pais, não podemos escolher o lugar e nem as circunstancias de nosso nascimento e crescimento. Não podemos selecionar nossos talentos, por exemplo. Mas podemos sim, escolher nosso caráter. Cada vez que tomamos uma decisão, estamos formando nosso caráter. Na realidade, o caráter estamos criando cada vez que fazemos uma escolha.
O caráter produz algumas relações de sucesso duradouro com as pessoas:
O verdadeiro líder sempre envolve outras pessoas. Ele compartilha a sua visão e suas metas com outros. Um dos desafios mais grande que confronta o líder atual é ele poder estabelecer e manter bons relacionamentos com as pessoas ao seu redor.
Se o líder não tem capacidade e habilidade de poder superar as diferenças com as pessoas, com as idéias e interesses, está limitando seu potencial.
Os lideres não podem ir além dos limites de seu caráter:
Existem muitas pessoas com grandes talentos, mas uma vez que hajam conseguido certo nível de sucesso, paralisam. A razão é simples: desenvolveram seu talento, e não seu caráter.
O sucesso pode ser teu melhor aliado ou teu pior inimigo.
As três características que todo líder não deve ter:
a. Arrogância
b. Profundo sentimento de soliadão
c. Uma busca destrutiva de aventuras
Cada uma destas características constitui um preço muito alto a pagar, e pode ser fatal quando se tem um caráter fraco.
“Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos”.Salmos 26:2
· Busque as “rachaduras” em tua vida.
Passe algum tempo em reflexão sobre as principais áreas de tua vida (teu matrimonio, família, trabalho, igreja, etc.). Identifique qualquer aspecto que tenha passado despercebido e em qual tenha ou não tenha cumprido com as pessoas.
· Identifique os padrões em tua vida.
Examine a resposta que acabas de escrever. Há alguma área em particular onde tenha uma debilidade ou algum tipo de problema que seja recorrente? Os padrões detectáveis te ajudarão a diagnosticar assuntos de caráter em teu relacionamento com Deus e com os demais.
· Enfrente as conseqüências
O começo da reparação do caráter vem quando enfrentamos nossos defeitos. Peça desculpas e trate com as conseqüências de tuas ações. Muitas vezes esta é a parte mais difícil na reparação do caráter. Por isto, faça uma lista das pessoas que necessitas desculpar-se por tuas ações ou palavras. Não esqueças de faze-lo com sinceridade. Uma coisa é confrontar tuas atitudes passadas, outra é construir um novo futuro.
Agora que já identificou as áreas de debilidade, forme um plano para prevenir que voltes a cometer os mesmos erros. Identifique que tipo de atitude foi a que te impediu de alcançar e desenvolver bons relacionamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário