segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Perdão

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Mt 6:14
 



Então, o que é perdão?
Como é difícil muitas vezes perdoar e seguir em frente. Passei por situações as quais eu achei que tivessem sido resolvidas, perdoadas e esquecidas, mas muitas vezes achamos que perdoamos naquele momento, mas se algo acontece novamente você percebe que tem algo ainda te remoendo por dentro. O não perdoar gera magoas e a magoa te impede seguir em frente, te torna uma pessoa rancorosa e com isto você acaba generalizando que todas as pessoas são iguais e todas vão te magoar.
Perdoar é um ato de altruísmo, é realizar algo agradável que a outra pessoa não merece, ajudando-a a ter o dom da gratidão, enfim é um ato de amor sem nada em troca.
Perdão é quando a justiça e misericórdia vêm juntas, pois dizemos que é um ato divino. É necessário ser justo em reconhecer o erro e misericordioso ao perdoar.
O perdão não desculpa ou minimiza o ferimento causado pela outra pessoa. Pelo contrário, declara: "Sim, você fez algo que me machucou. Você agiu mal". Mas então perdoar é agir com misericórdia e dizer: "Escolho não sustentar isso contra você. Eu o perdôo". Ai sim a partir deste momento sua vida flui de outra maneira, pois você sente que esta pendência foi resolvida e deixada ao passado.

Perdão é uma demonstração de força e não de fraqueza. Mais homens que mulheres receiam que perdoar e pedir perdão seja uma demonstração de fraqueza pessoal, que os faz perder a imagem de masculinidade. Entretanto procurar restaurar um relacionamento através do perdão é o verdadeiro sinal de força de caráter.
O perdão constitui um passo fundamental na jornada rumo à reconciliação. Reconciliação significa reconstruir a confiança depois de uma violação de confiança. A confiança é reconstruída quando ambas as partes evidenciam um comportamento amoroso e confiável. A confiança é um ato muito difícil após o perdão, pois ao nos decepcionarmos, incondicionalmente não conseguimos confiar que as coisas vão ser diferentes e muitas vezes não são. Mas honestamente você deve perdoar, mas isto não significa que precisa confiar novamente.
O que é que leva a pessoa a parar de se sentir magoada e estar pronta para agir com amor?
Duas coisas: por um lado, a pessoa que feriu precisa sinalizar que está baixando as armas, amolecer o coração e mostrar-se vulnerável.
Por outro lado, a que sofreu o ferimento tem que mostrar que se distancia da vingança e abrir o coração.
Precisamos tanto perdoar como sermos perdoados para termos uma vida feliz.

"A dureza do coração é muito pior do que a decepção, e é um poderoso destruidor de relacionamentos".

Que Deus tire a dureza de nossos corações para que assim possamos ter um coração humilde disposto a perdoar.