quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tire a máscara, seja você mesmo!

Todos nós usamos máscaras diariamente. Usamos máscaras primeiro porque não gostamos de expor algumas verdades sobre nós e também por proteção. Nos proteger da crítica, do julgamento, do olhar corrosivo dos outros e principalmente da possibilidade de não ser aceito.
Quantas vezes temos fingido ser alguém que na verdade não somos? Por que será que surge esse prazer em se esconder atrás de uma máscara? Ser algo que você não é? Tem algum sentido nisso? Se somos únicos e tão especiais, por que nós tentamos ser o que não somos? Se você perguntasse para algumas pessoas (que não lhe conheçam muito bem) como elas definiriam o seu jeito de ser, baseadas na sua aparência, será que a descrição delas seria coerente com o que você realmente é?! Ou seja, no seu trabalho, na rua, nos  Lugares onde você costuma ir para se divertir e conhecer pessoas (e até possíveis futuros parceiros), as pessoas conseguem ter uma idéia verdadeira de como você é: seu jeito, temperamento, personalidade, etc?
Creio que tal reflexão seja da maior importância, pois quanto mais diferente for a impressão que você passa comparada com o que você tem dentro de si (seus pensamentos, desejos, crenças e valores), mais difícil se tornarão as suas conquistas.
Obviamente, não estou falando das pessoas cujos objetivos estão baseados em mentiras, trapaças ou sabotagens. Estou falando das pessoas sinceras, transparentes e que buscam seus verdadeiros caminhos. Sendo assim, uma vez que o que você aparenta ser é diferente do que você realmente é, surge um conflito interno e algumas dúvidas cruéis.
Provavelmente, uma das questões mais comuns é a seguinte: "Por que será que as pessoas me tratam como se eu fosse capaz de arcar com tantas responsabilidades? Eu também tenho sensibilidade e preciso de ajuda, de apoio, de colo, de compreensão..." E a resposta seria: Porque você, certamente, passa a impressão de ser alguém tão forte que nunca precisa de ajuda!
Outra questão: "Por que será que os homens me tratam como se eu não quisesse nada sério, como se eu fosse tão independente que não precisasse de carinho, companheirismo, romantismo ou relacionamentos estáveis? Eu quero encontrar alguém que me trate como uma princesa..." E a resposta seria: Porque você, provavelmente, passa a impressão de que estar ou não com alguém não faz diferença e que você é auto-suficiente e está muito bem assim!
Resumindo: se o que aparentamos ser não condiz com o que somos, é porque criamos máscaras. E máscaras nada mais são do que defesas. Nos defendemos da possibilidade de sofrermos, de nos magoarmos, de nos entregarmos e não sermos correspondidos. Enfim, criamos máscaras toda vez que, consciente ou inconscientemente, sentimo-nos ameaçados por alguém ou algum sentimento com o qual não sabemos bem como lidar. E, nem sempre, conseguimos perceber, facilmente, que as usamos...
A minha sugestão é que você comece a demonstrar a sua essência. Ou seja, que tente ajustar a sua aparência com o que traz na alma, na mente e no coração, para que possa atrair aquilo que deseja de forma muito mais fácil. Lembre-se que, quanto mais diferenças existirem entre o seu mundo interno e a impressão que você passa para as pessoas, menores serão as chances de que elas tratem você como você realmente gostaria de ser tratada. Sensibilidade e transparência não são sinais de fraqueza. Muito pelo contrário: são sinais de inteligência emocional e possibilitam ótimas conquistas!
 
Portanto, sejam sempre você mesmo, Deus o fez com muita dedicação e amor.
  É maravilhoso do jeito que é. Assim, sem mais nem menos.
Com uma só identidade. Único, insubstituíveis.
Nem melhor, nem pior que ninguém.
Simplesmente você!!!!




O perigo da Inconstância.


Como odeio a minha inconstância,minha falta de planejamento.O que hoje me faz feliz hoje amanhã não me serve mais, parece que tudo passa ser rotina e depois de um tempo cansa. Uns cansados pela correria do dia-a-dia, trabalho, responsabilidades, estudos, faculdade, compromissos financeiros. Outros desanimados com a condição financeira, com os projetos que não decolaram, com o emprego que ainda não apareceu, e os problemas de saúde que continuam.
Chegamos a dura constatação que muitos dos projetos e sonhos que planejamos e traçamos não se concretizam, que tudo permanece na mesma. Essa rotina anual evidência a nossa inconstância, ou seja, a facilidade que temos de desistir e de mudar os planos diante dos primeiros desafios e barreiras que enfrentamos.
Quantas coisas nós começamos e não terminamos? Quantas promessas fazemos e não cumprimos? Desde uma simples "dieta" até uma "reestruturação financeira" mostramos o quanto somos inconstantes.
As vezes sinto raiva de mim por muitas começar algo e desanimar no caminho. As vezes me sinto forte e corajosa a enfrentar tudo, mas depois vem a insegurança, o desanimo, e tudo fica perdido no caminho, incompleto.
Mas existe a possibilidade de quebrarmos esse conformismo e de superarmos os nossos limites e desafios.
Em primeiro lugar, retome os sonhos, os projetos, pois ainda há tempo de viver coisas novas e surpreendentes este ano e avance para as coisas que estão diante de você. A sua família pode melhorar, as conquistas podem acontecer e lembre-se : "O mundo é composto de pensadores das impossibilidades e pensadores das possibilidades"
Segundo, supere-se, prossiga para o alvo, há uma frase que diz: "O importante não é ser melhor do que os outros, mas ser melhor que você mesmo!". É hora de superação, de vencermos o nosso desânimo e os nossos defeitos.
Tenho para mim que desafio é uma palavra intimamente relacionada a risco e oportunidade. Tente se lembrar das suas principais conquistas nos anos passados. Como as atingiu? Foi fácil? Precisou de ajuda? Provavelmente, você teve de enfrentar alguma situação nova, inesperada ou ao menos diferente. Observando os acontecimentos do dia a dia dá pra perceber que ao removermos os riscos de nossas vidas, eliminamos também as oportunidades. A rotina traz a inconstância.
Esconder-se nas desculpas (falo por mim) tipo “Isso não acontece comigo” São muitas as figuras que preferem posar, passar uma imagem inabalável, agradável, quando na verdade sofrem problemas pessoas de perigosas consequências.
Que possamos aproveitar este tempo, não só para refletirmos sobre nossos possíveis erros e fracassos, mas para retomarmos os alvos e agirmos diante das nossas inconstâncias, motivados principalmente por aquilo que Deus está fazendo e ainda pode fazer sobre nós ainda esse ano.
Termino com uma citação que diz: "Seremos constantes se observarmos a constância do amor de Deus por nós".
Pense nisto!